O mundo vem vivendo situações trágicas acentuadas por crises não só econômicas ou sanitárias, como da pandemia da Covid-19, mas, também, humanitárias. Por conta principalmente da rápida proliferação do novo CoronavÃrus, muita coisa mudou nos dois últimos anos no Brasil e no mundo.
A experiência do isolamento e distanciamento social fez surgir novos hábitos. Apesar da crise econômica, a leitura, acompanhada consequentemente da compra de livros pela internet (livraria digital), por exemplo, cresceu bastante durante a pandemia.
Ainda assim, as editoras universitárias enfrentaram e continuam enfrentando grandes desafios, principalmente orçamentários. O teletrabalho – bem como a educação a distância – tornou-se uma realidade para muitos. Também, o mundo digital tomou conta do cotidiano dos brasileiros – até mesmo dos resistentes – mais rápido do que se imaginava.
Todavia, com essas mudanças, a precarização do trabalho, a exclusão social e o empobrecimento de grande parte da população bateram recordes assustadores, evidenciando a aceleração das desigualdades sociais. Mas chegamos ao final de 2021 com mais de 65% dos brasileiros vacinados.
Com o avanço na vacinação e com a flexibilização do isolamento, foi possÃvel retomar e reavaliar nossos hábitos e modos de vida, bem como almejar um novo futuro. Todavia, para pensar o futuro é necessário repensar o passado e ponderar o presente, seus confrontos e suas lutas. Mais do que isso, avaliar nossa conduta como seres humanos, nossa interação com a sociedade e com o meio ambiente e, no caso da universidade, refletir também sobre o nosso efetivo trabalho extensionista na busca pela transformação social. Neste sentido, é preciso responder com urgência e como nunca antes: que mundo queremos construir?
Programação
![]() |
DATA: 05 de abril de 2022, Ã s 19 horas |
DEBATE: Perspectivas do mercado livreiro numa nova realidade Discussão sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no mercado livreiro brasileiro, principalmente para as editoras universitárias, analisando os desafios e as estratégias editoriais adotadas durante a pandemia, as mudanças quanto ao perfil de leitores e as perspectivas futuras, bem como o papel das editoras acadêmicas no fortalecimento do mercado brasileiro de livros na nova realidade. |
![]() |
DATA: 06 de abril de 2022, Ã s 19 horas |
DEBATE: Transformação digital e precarização do trabalho Reflexão sobre a transformação digital acelerada pela pandemia da Covid-19, bem como acerca das mudanças na organização do trabalho a partir dos impactos da transformação digital abrupta, tanto no que diz respeito à adaptação das empresas à nova realidade, como também em relação à modificação do comportamento dos trabalhadores e, em uma instância mais ampliada, da sociedade em geral. |
![]() |
DATA: 07 de abril de 2022, Ã s 19 horas |
DEBATE: A realidade que enfrentamos e o mundo que queremos Debate acerca das problemáticas em relação à situação de vulnerabilidade dos estudantes universitários – desigualdade virtual, estresse emocional etc. – durante a pandemia da Covid-19, bem como das ações extensionistas de apoio à comunidade acadêmica. Ainda, numa perspectiva de futuro, o papel extensionista da universidade não só no acolhimento da população universitária, mas também na busca de um mundo melhor para a sociedade como um todo. |
No canal da Editora UFPR no YouTube: https://www.youtube.com/c/editoraufpr2020 |
EVENTO DE EXTENSÃO
Inscrição aqui pelo site, de 28 de março a 04 de abril de 2022 ou até esgotarem as vagas.
Para participar e ganhar o certificado, preencha o formulário aqui no site do evento e se inscreva no canal da Editora UFPR no YouTube: https://www.youtube.com/c/editoraufpr2020