Último dia do Feirão de Livros Editora UFPR; Encontro terá como tema “A Ciência pela vida: uma corrida contra o tempo”

Hoje é o último dia para você aproveitar e comprar livros com descontos mínimos de 40% no 11º Feirão de Livros Editora UFPR. Lembrando que são 36 editoras participantes, entre universitárias e comerciais.

A noite ainda temos o último encontro com tema “A Ciência pela vida: uma corrida contra o tempo”, com a participação do Professor Marcelo Müller dos Santos – do Departamento de Bioquímica da UFPR, da bióloga, virologista e divulgadora científica (Labio Canal) Thabata Alessandra Ramos Caruzo e do pesquisador Marcelo Pelajo Machado, que é chefe do Laboratório de Patologia do IOC e curador do Museu da Patologia da Fiocruz. Você pode acompanhar esse encontro pelo Canal da Editora UFPR no YouTube.

A bióloga Thabata Alessandra Ramos Caruzo pretende apresentar um panorama do que se sabe até agora sobre o coronavírus e a Covid-19, e o que depende de nós nessa batalha: “Em um ano de pandemia, muito se aprendeu sobre o vírus SARS-CoV-2 e sobre a Covid-19. Mas ainda é preciso uma maior compreensão sobre a característica coletiva da pandemia e sobre como as ações de cada um de nós, aliadas à falta de um direcionamento sólido de políticas públicas, nos trouxeram a mais de 300 mil mortos no Brasil, sendo uma morte a cada 22 segundos no país”.

O professor Marcelo Müller dos Santos, propõe um questionamento: como esperar respostas da Ciência no atual cenário? “Minha ideia é apresentar o cenário atual de desinvestimento na ciência nacional e as dificuldades estruturais que temos para competir internacionalmente”, adianta.