Acompanhe os bate-papos programados para ocorrer no Ed. D. Pedro I, Campus Reitoria, durante a XXI Feira do Livro Editora UFPR.
Tradutoras em foco
>02/09 – 19 às 20h30 – anf 100
Um bate-papo com tradutoras, destacando a importância da diversidade de vozes e as nuances que influenciam este trabalho editorial. Junte-se a nós para celebrar e discutir o papel essencial das tradutoras na construção de pontes entre autores e leitores.
Adriana Tulio Baggio (Fundação Biblioteca Nacional e UFPR), tradutora de As mulheres famosas
Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra (UFPR), organizadora da coletânea As diferentes moradas da palavras (1ª lugar da categoria Tradução, Prêmio Abeu 2023)
Sandra Mara Stroparo (UFPR), tradutora de Isto não é um conto, Graziella e Viagem em volta do meu quarto & Expedição noturna em volta do meu quarto
Mediadora: Gisele Eberspächer (UFPR)
Ativismo, criatividade e luta
>03/09 – 19 às 20h30 – anf 100
Num mundo cada vez mais caótico, coloca-se em debate a criatividade e as diversas táticas de promoção e apoio que caracterizam a luta e o ativismo de indivÃduos e grupos comuns na busca por transformar a realidade por meio de ações e práticas que produzam mudanças sociais, polÃticas e culturais realmente efetivas.
Ivanete Paulino Xavier (Rede Mulheres Negras)
Paulo Vinicius Silva (UFPR)
Tony Willian Boita (Instituto Odeon)
Mediadora: Maria Cristina Perigo do Nascimento (Editora UFPR)
Emoções compartilhadas: experiências de escrita e arte
>04/09 – 10 às 11h30 – anf 100
Será que escrever é uma construção caracterizada pela persistência para encontrar palavras e formas ideais para transmitir nossas ideias? É preciso e possÃvel controlar a subjetividade da escrita? Como funciona o processo criativo? Estas são algumas questões tangenciadas pelas palestrantes que, a partir de suas experiências, problematizam a escrita como exercÃcio artÃstico, literário e acadêmico.
Camila Ribeiro de Almeida Rezende (Coordenadora de Linguagem Simples do Laboratório de Cultura Digital da UFPR)
Marcella Lopes Guimarães (UFPR)
Mediadora: Katiucya Perigo (Unespar)
Comunicando a Ciência
>04/09 – 19 às 20h30 – anf 100
Na mesa Comunicando a Ciência, o público terá contato com quatro diferentes modos de divulgar para o máximo de pessoas possÃvel, seja no YouTube, seja nas páginas de uma revista, o trabalho que os pesquisadores fazem dentro da universidade. Vamos debater não apenas como tornar o conhecimento acadêmico ainda mais acessÃvel, mas também como engajar a comunidade a participar ativamente nas reflexões suscitadas.
Camille Bropp (Revista Ciência UFPR)
Francisco Roberto Szezech Innocêncio (Revista Tinteiro / Editora UFPR)
Gisele Eberspächer (Canal Vamos falar sobre livros?)
Regiane Ribeiro (Agência Escola UFPR)
Mediador: Alan Santiago Norões (Revista Tinteiro / Editora UFPR)
Mercado editorial em debate: uma conversa com editores
>05/09 – 10 às 11h30 – anf 100
Neste bate-papo sobre o mercado editorial local, contaremos com a presença de editoras independentes e universitárias que compartilharão suas experiências e desafios na produção e distribuição de livros. O debate abordará a importância da diversidade editorial e o papel das editoras na promoção de vozes regionais. Junte-se a nós para explorar as dinâmicas do setor e as oportunidades de inovação no cenário literário e acadêmico atual!
Thiago Tizzot (Arte & Letra)
Guilherme Conde Moura Pereira (Telaranha Edições)
Vanessa Sotomaior (PUCPress)
Mediador: Rafael Faraco Benthien (Editora UFPR)
Uma conversa sobre ciência e arte
>05/09 – 19 às 20h30 – anf 400
A partir de sua experiência com divulgação cientÃfica com produção literária e com o podcast Vinte Mil Léguas, que discute literatura e ciência para o grande público, Sofia Nestrovski conversará com o professor Caetano Waldrigues Galindo sobre conhecimento cientÃfico e o público leitor brasileiro.
Sofia Nestrovski, autora de A história invisÃvel e da história em quadrinhos Viagem em volta de uma ervilha (com Deborah Salles) e podcaster do Vinte mil léguas.
Mediador: Caetano Galindo (UFPR)