Em tempos de crise, incertezas e negacionismo, o Feirão de Livros da Editora UFPR – que começa nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15) – oferece duas boas oportunidades: a de comprar livros de qualidade com descontos a partir de 40% e também de acompanhar um ciclo de conferências sobre o papel da ciência na sociedade contemporânea. Com o tema “Ciência pra quê?”, o evento reunirá nomes de diferentes instituições e áreas do conhecimento.
Esta é a primeira vez que o Feirão, já em sua 11ª edição, acontece de maneira virtual. O diretor da Editora UFPR, professor Rodrigo Gonçalves, diz que “se por um lado não teremos um grande número de pessoas circulando pela feira, como acontecia antes, por outro o formato virtual permite levar os livros para todo o Brasil”.
Gonçalves lembra que o Feirão acontece num momento de crise no mercado livreiro e de ameaças de tributação sobre os livros: “Isso seria uma catástrofe para o país, porque deixaria a leitura ainda mais distante da vida da maioria das pessoas. Na contramão dessa proposta, o nosso feirão tem o objetivo de facilitar o acesso à leitura, com livros baratos e de qualidade, publicados por boas editoras”.
O Feirão da Livros da Editora UFPR reunirá 36 editoras, entre universitárias e comerciais, cujos catálogos estarão à venda no site eventos-editora.ufpr.br. Os descontos partem de 40%. A Editora UFPR colocará todo o seu catálogo à venda com 50% de desconto.
É o mesmo caso da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), que participa do Feirão da Editora UFPR desde a primeira edição “Este ano vamos colocar no feirão praticamente todo o nosso catálogo, pela metade do preço” afirma Márcio Pelozio, da Divisão Comercial da Edusp. Segundo ele, o evento da UFPR é estratégico para a editora. “Todo ano o evento nos proporciona excelentes resultados, tanto em número de exemplares vendidos quanto pela oportunidade de cativar e fidelizar novos clientes”, afirma.
Ciência pra quê?
Paralelamente ao Feirão, a Editora UFPR promove este ano um ciclo de conferências sobre assuntos ligados ao tema central: Ciência pra quê? “Será um pequeno colóquio sobre a importância da ciência e do conhecimento num momento em que passamos não apenas por uma grande crise sanitária, política e econômica, mas também uma crise de valores, quando muitas pessoas acham razoável negar a importância da ciência, da pesquisa e até mesmo da vacina contra o coronavírus, que é fundamental para nos colocar de volta nos trilhos”, afirma Rodrigo Gonçalves.
Serão três encontros, nos dias 13, 14 e 15, sempre às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Editora UFPR no YouTube. “É parte da nossa tentativa de contribuir para essa discussão tão importante”, diz o diretor da Editora UFPR.
Uma das convidadas, a bióloga, virologista e divulgadora científica Thabata Caruzo, do LaBio Canal, diz que em períodos de crise é ainda mais relevante refletir sobre o papel da ciência no desenvolvimento da humanidade e das nações. “Sem ciência não há presente e nem futuro, e a ideia de trazer essa discussão para um evento literário universitário enche os corações de tantos envolvidos na ciência de esperança em um futuro melhor. Educar e aprender são a chave de um mundo mais justo e sustentável em todos os sentidos”, afirma.
A idealizadora do evento, Maria Périgo, diz que o objetivo é oferecer ao público “um debate produtivo sobre a importância da Ciência em momentos críticos como o que vivemos hoje, quando uma pandemia se espalha rapidamente em escala global e vemos inúmeros cientistas em busca do desenvolvimento eficaz e seguro de uma vacina e tratamento em tempo recorde”.
As conferências são abertas a todos os interessados. Só é necessária inscrição prévia para quem deseja certificado de participação. As inscrições devem ser feitas aqui. As vagas são limitadas.
Confira aqui a programação completa do evento.