Menu

Editora UFPR

A Editora da Universidade Federal do Paraná foi criada em 24 de março de 1987 e é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Sua principal função é apresentar à sociedade, sob a forma de livros, o conhecimento científico e cultural produzido pela UFPR. Além disso, a Editora cumpre seu papel de interação com a sociedade publicando também os textos produzidos fora dos muros da Instituição, reconhecendo e incorporando o conhecimento de qualidade gerado por outros segmentos.

Além de transformar pesquisas em livros, a Editora UFPR procura fazer a ligação entre o conhecimento acadêmico produzido e a sociedade participando de feiras, congressos e outros eventos, distribuindo seus livros pelo Brasil inteiro.

Confira o Regimento da Editora da Universidade Federal do Paraná: Res 22-13 COPLAD – Regimento Editora

Confira a Resolução de criação da Editora da Universidade Federal do Paraná: Resolução 01-1987 – Criação da Editora

Editora UFPR, 35 anos de história

por Maria Perigo

A Editora UFPR, hoje vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foi fundada oficialmente no dia 24 de março de 1987, com o nome Scientia et Labor (“Ciência e Trabalho”), emblema presente no brasão da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em 1989, a Editora abandonou o primeiro nome, utilizando, a partir de então, o nome atual: Editora UFPR. Foi também em 1989 que ela passou a utilizar a logomarca mantida até hoje, à qual se somaram várias logos comemorativas.

Desde então, ela vem crescendo em diversos sentidos, com publicações de qualidade, prêmios importantes, realizando feiras, marcando presença em eventos nacionais e internacionais, mesmo no contexto de pandemia da Covid-19. Ademais, hoje, o livro produzido na Editora UFPR chega aos lugares mais distantes do Brasil e do exterior.

Com papel fundamental no cenário da história da UFPR – de interação com a sociedade mediante a publicação de textos produzidos dentro e fora dos muros da Universidade, a Editora UFPR ganhou evidência ainda maior no mercado livreiro, principalmente com os prêmios importantes que conquistou nos últimos anos, dentre os quais destaca-se o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – o mais importante prêmio literário do Brasil.

Melhor tradução 2013, APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes 1º Lugar – Categoria Tradução, 56º Prêmio Jabuti 2014 A anatomia da melancolia (4 volumes), Robert Burton, tradução de Guilherme Gontijo Flores – fotografia de Douglas Fróis

É o rigor quanto à avaliação de seus originais, examinados por pareceristas ad hoc, que garante a qualidade do catálogo da instituição. O Conselho Editorial, composto pelo coordenador da Editora e por representantes de todos os setores e campi da UFPR, baseado nos pareceres, faz a seleção das obras que serão publicadas.

Além disso, dois eventos importantes, organizados anualmente pela Editora UFPR, também marcam a sua trajetória: o Feirão de Livros Editora UFPR (antiga Feira de São João), hoje na sua 12ª edição, e a Feira do Livro Editora UFPR, que este ano completa 20 anos de existência e nas últimas edições vem sendo realizada em parceria com a Semana Literária & Feira do Livro Sesc. A realização das feiras de livros, por parte da Editora UFPR, representa uma iniciativa efetiva de acesso aos mais diversos livros, pois elas têm como elemento facilitador a prática de descontos especiais. A ação coloca ao alcance não só do público acadêmico, mas da comunidade em geral, a produção da Editora UFPR, bem como de várias outras editoras parceiras renomadas.

Nos últimos anos a Editora UFPR ainda vem dedicando esforços na publicação de uma revista digital, a Tinteiro.

Edição recente da Tinteiro

Revista Tinteiro Ã© uma publicação da Editora UFPR que tem como objetivo divulgar autores internos e externos. Apresentando um pouco do universo de livros variados, ela é composta por resenhas, trechos de traduções, entrevistas etc., recheados por imagens que destacam a excelência de produções literárias e científicas, cumprindo, mais uma vez, o seu papel extensionista e sua função sociocultural. Link para acessar as edições da Tinteiro: https://www.editora.ufpr.br/revistatinteiro

Enfim, são 35 anos servindo a comunidade acadêmica e externa, divulgando e valorizando a produção intelectual e cultural – originada das mais diversas áreas do conhecimento – não só da UFPR, mas do Brasil todo.

Editora UFPR celebra 35 anos planejando o futuro

A Editora UFPR comemora 35 anos esta semana em clima de balanço e planejamento. Depois de uma longa trajetória, que lhe garantiu papel de destaque entre as editoras universitárias brasileiras, a Editora UFPR está trabalhando numa revisão crítica de seu catálogo, visando planejar os próximos anos. 

“Esse trabalho vai ser tocado ao longo de todo este ano. Devemos fazer vários eventos relacionados aos 35 anos, para repensar o lugar da editora dentro da UFPR e o que podemos fazer para inovar e preencher as lacunas do nosso catálogo”, afirma o coordenador da Editora UFPR, professor Rafael Faraco Benthien. “A ideia é lançar uma espécie de catálogo crítico, que nos permita olhar para o futuro, mas com mais clareza em relação ao que já foi feito.” 

Fundada em 24 de março de 1987, com o nome Scientia et Labor (“Ciência e Trabalho”) – palavras cunhadas no brasão da UFPR –, a Editora UFPR cresceu bastante ao longo de seus 35 anos, tanto em volume de produção quanto na qualidade e abrangência de seu trabalho. 

Servidora mais antiga da editora, a hoje assessora Rachel Cristina Pavim lembra, por exemplo, que até 2005 a Editora UFPR praticamente não publicava traduções. Hoje, o catálogo possui trabalhos importantes nessa área, incluindo obras premiadas, como A anatomia da melancolia, de Robert Burton, traduzida por Guilherme Gontijo Flores e agraciada com o Prêmio Jabuti 2014 e o Prêmio APCA 2013. 

“Houve um crescimento importante na qualidade, graças sobretudo ao trabalho criterioso e dedicado de toda a equipe – desde os pareceristas e o Conselho Editorial até os revisores, designers, pessoal administrativo e de divulgação”, afirma Rachel. 

O rigor na avaliação de originais é um aspecto fundamental do trabalho da Editora UFPR. Os textos são examinados por pareceristas ad hoc e depois precisam ser aprovados pelo Conselho Editorial, composto pelo coordenador da Editora e por representantes de todos os campi e setores da UFPR. 

A qualidade dos livros publicados pela Editora UFPR vem sendo reconhecida nos últimos anos com uma série de prêmios importantes, com destaque para o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – o mais importante prêmio literário do Brasil. 

“O trabalho da Editora UFPR é fundamental para divulgar a universidade, a produção científica dos nossos pesquisadores, o conhecimento produzido não só na UFPR, mas em outros centros”, afirma o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca. Ele destaca também o papel da Editora como facilitadora do acesso aos livros, por meio de dois eventos anuais que já se tornaram tradicionais: o Feirão de Livros Editora UFPR (antiga Feira de São João), hoje na sua 12ª edição, e a Feira do Livro Editora UFPR, que este ano completa 20 anos de existência e nas últimas edições vem sendo realizada em parceria com a Semana Literária & Feira do Livro Sesc. 

Essas duas feiras oferecem, a preços acessíveis, livros da própria Editora UFPR e de editoras parceiras renomadas não apenas para o público acadêmico, mas para a comunidade em geral. 

Nos últimos anos, o esforço de divulgação de autores, publicados pela própria Editora UFPR e por suas congêneres, passou a incluir ainda a publicação de uma revista digital, a Tinteiro. Editada pela equipe da Editora UFPR, a revista apresenta um pouco do universo dos livros, por meio de resenhas, trechos de traduções, entrevistas e outros conteúdos, recheados por imagens que destacam a excelência de produções literárias e científicas. Todas as edições da Tinteiro podem ser lidas neste link: https://www.editora.ufpr.br/revistatinteiro

Universidade Federal do Paraná


EDITORA UFPR - Rua Ubaldino do Amaral, 321 - 1º andar Alto da Glória
80060-195 | Curitiba |
editora@ufpr.br
41-3888-7766 / 988443273
Universidade Federal do Paraná


EDITORA UFPR - Rua Ubaldino do Amaral, 321 - 1º andar Alto da Glória
80060-195 | Curitiba |
editora@ufpr.br
41-3888-7766 / 988443273

Editora UFPR nas Redes Sociais


Editora UFPR nas Redes Sociais