por Maria Perigo
A Editora UFPR, hoje vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foi fundada oficialmente no dia 24 de março de 1987, com o nome Scientia et Labor (“Ciência e Trabalho”), emblema presente no brasão da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em 1989, a Editora abandonou o primeiro nome, utilizando, a partir de então, o nome atual: Editora UFPR. Foi também em 1989 que ela passou a utilizar a logomarca mantida até hoje, à qual se somaram várias logos comemorativas.
Desde então, ela vem crescendo em diversos sentidos, com publicações de qualidade, prêmios importantes, realizando feiras, marcando presença em eventos nacionais e internacionais, mesmo no contexto de pandemia da Covid-19. Ademais, hoje, o livro produzido na Editora UFPR chega aos lugares mais distantes do Brasil e do exterior.
Com papel fundamental no cenário da história da UFPR – de interação com a sociedade mediante a publicação de textos produzidos dentro e fora dos muros da Universidade, a Editora UFPR ganhou evidência ainda maior no mercado livreiro, principalmente com os prêmios importantes que conquistou nos últimos anos, dentre os quais destaca-se o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – o mais importante prêmio literário do Brasil.
É o rigor quanto à avaliação de seus originais, examinados por pareceristas ad hoc, que garante a qualidade do catálogo da instituição. O Conselho Editorial, composto pelo coordenador da Editora e por representantes de todos os setores e campi da UFPR, baseado nos pareceres, faz a seleção das obras que serão publicadas.
Além disso, dois eventos importantes, organizados anualmente pela Editora UFPR, também marcam a sua trajetória: o Feirão de Livros Editora UFPR (antiga Feira de São João), hoje na sua 12ª edição, e a Feira do Livro Editora UFPR, que este ano completa 20 anos de existência e nas últimas edições vem sendo realizada em parceria com a Semana Literária & Feira do Livro Sesc. A realização das feiras de livros, por parte da Editora UFPR, representa uma iniciativa efetiva de acesso aos mais diversos livros, pois elas têm como elemento facilitador a prática de descontos especiais. A ação coloca ao alcance não só do público acadêmico, mas da comunidade em geral, a produção da Editora UFPR, bem como de várias outras editoras parceiras renomadas.
Nos últimos anos a Editora UFPR ainda vem dedicando esforços na publicação de uma revista digital, a Tinteiro.
A Revista Tinteiro é uma publicação da Editora UFPR que tem como objetivo divulgar autores internos e externos. Apresentando um pouco do universo de livros variados, ela é composta por resenhas, trechos de traduções, entrevistas etc., recheados por imagens que destacam a excelência de produções literárias e científicas, cumprindo, mais uma vez, o seu papel extensionista e sua função sociocultural. Link para acessar as edições da Tinteiro: https://www.editora.ufpr.br/revistatinteiro
Enfim, são 35 anos servindo a comunidade acadêmica e externa, divulgando e valorizando a produção intelectual e cultural – originada das mais diversas áreas do conhecimento – não só da UFPR, mas do Brasil todo.